4 anos, um grande legado: Data Privacy Brasil e a História da LGPD
No próximo dia 14 de agosto, a Lei Geral Proteção de Dados fará 4 anos desde sua aprovação. Esse período (que passou voando) foi marcado pelo aprofundamento de uma cultura de proteção de dados, principalmente pela compreensão de que a proteção de dados é uma classe de direitos autônoma. Separamos alguns materiais que mostram esse legado impactante da lei.
O tempo pode até ter passado voando, mas você não precisa perder tudo por conta disso. Nesse post reunimos alguns materiais produzidos pelo Data Privacy Brasil, Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e Clube Data para você se inteirar da história da LGPD e alguns de seus temas importantes nesses últimos 4 anos desde sua aprovação. Vamos nessa?
Memória – Observatório – Por Data Privacy – O Observatório da Privacidade e Proteção de Dados, projeto do Data Privacy Brasil, entrevistou 18 pessoas que tiveram participação fundamental na história, material imperdível para relembrar o início desses 2 anos de LGPD.
Contribuições do Data – Nesse período tivemos a oportunidade de opinar em diversos temas que a ANPD regulou posteriormente ou ainda irá regular. Contudo, essas publicações também são ótimos materiais educativos sobre os temas.
- Contribuição à Consulta Pública sobre a Norma de aplicação da LGPD para microempresas e empresas de pequeno porte
- Contribuição à tomada de subsídios a respeito da Norma de Fiscalização da ANPD
- Contribuição do Data à tomada de subsídios sobre Transferência Internacional de Dados
- Contribuição do Data para a Norma de regulamentação da função de Encarregado pelo tratamento de dados pessoais
- Contribuição à Consulta Pública da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
Legítimo Interesse – O consentimento pode até ser a base legal mais conhecida, mas o legítimo interesse vem roubando a cena desde 2020.
- LEGÍTIMO INTERESSE NA LGPD: QUADRO GERAL E EXEMPLOS DE APLICAÇÃO – Observatório – Por Data Privacy
- Jogo do Legítimo Interesse – Observatório – Por Data Privacy
- Relatório de Inteligência – nº 2 -Interesse e Legitimidade: A visão da ANPD sobre a base legal do legítimo interesse
Materiais Didáticos – Houve também a publicação de diversos materiais didáticos tanto para quem chegou agora quanto para quem já estuda sobre o tema a mais tempo:
- Descomplicando a LGPD: Como escolher a base legal adequada?
- [Trilha de Estudos #1] Dado pessoal: um conceito em disputa
- Dossiê – Design, Consentimento e Transparência
- Coleção LGPD em movimento
Privacidade e Proteção de dados no legislativo – Também mapeamos o número de propostas legislativas sobre proteção de dados apresentados nos últimos anos no “Projetos em números” do Observatório da Privacidade do Data Privacy Brasil. Mesmo com somente 2 anos de vigência da LGPD, a preocupação com os direitos digitais só cresceu nesse mesmo período de tempo, provando que sim, Direitos Digitais são Direitos Fundamentais!
Quem é quem?
Data Privacy Brasil e a ONG Data Privacy são a mesma coisa?
Apesar de participarem do mesmo ecossistema de fomento à cultura da privacidade e proteção de dados no Brasil, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e o Data Privacy Brasil Ensino são organizações separadas, que contam com estruturas de governança e financiamento distintas. A Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, foi fundada em 2020, como organização da sociedade civil, independente e sem fins lucrativos para produção de pesquisas abertas ao público, orientadas por um forte compromisso social e com financiamento ético.
Veja também
-
COOPERAÇÃO ANPD & DATA PRIVACY BRASIL
Desde a fundação Data Privacy Brasil Ensino/DATA em 2018, nossa missão permanece a mesma: por meio da educação almejamos uma sociedade democrática onde as tecnologias estejam a serviço da autonomia e dignidade das pessoas. O mês de março de 2024 é um dos pontos de destaque desta trajetória, quando recebemos com bastante satisfação a notícia da conclusão do processo de contratação da DATA pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados/ANPD.
-
A honra de quem desmata versus a proteção ambiental
Pesquisa realizada pela Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa aponta como a LGPD tem sido utilizada para impedir o acesso a dados relacionados a questões ambientais.
Veja Também
DataPrivacyBr Research | Conteúdo sob licenciamento CC BY-SA 4.0