No novo episódio do especial de eleições do Dadocracia, João Paulo Vicente conversa com Daniele Kleiner, sócia fundadora da Alandar e Amanda Cunha, especialista em direito eleitoral que faz parte da Abradep, para discutir sobre o que a Justiça Eleitoral está enfrentando de novidades em 2024 do ponto de vista digital. 

Como as grandes redes sociais e plataformas agem para garantir a segurança e integridade desses ambientes digitais durante as eleições?  Daniele Kleiner lembra que todo período eleitoral requer necessariamente um esforço mais orientado e muitas vezes mais concentrado das empresas, como explica: 

“Inclusive, muitas dessas empresas têm políticas de moderação de conteúdo que não são perenes. Elas são aplicáveis para processos eleitorais e elas são aplicáveis enquanto durar o processo eleitoral. Políticas que visam manter a integridade das eleições e a confiabilidade são muito importantes naquele período, mas talvez não sejam tão relevantes fora desses períodos”.

No episódio, João também aborda o papel da justiça eleitoral nesse cenário e quais foram as principais novidades das eleições. Entre os temas mais citados do período eleitoral está a Inteligência Artificial e a dificuldade de entender esse universo da IA, visto que é uma tecnologia muito diversa. E pensando nas eleições municipais, as complexidades são muito mais desafiadoras para a justiça eleitoral. Mas a justiça eleitoral tem sido capaz de responder de forma adequada às demandas que têm surgido em relação ao tema? 

Amanda enfatiza a novidade desse novo cenário, já que essa é a primeira vez que essas tecnologias são permitidas e a primeira vez também da utilização dessas novas normas, como analisa:

“E essa novidade é a novidade também de colocar um dever sobre os provedores de internet, sobre as bigs techs, de também elaborar e manter os seus dados, os dados de pagamentos por esses anúncios, de ter o dever também de remover conteúdos inverídicos, fake news ou propaganda eleitoral irregular. Então, eles passam a ter também alguma responsabilidade sobre o conteúdo.” afirma Amanda.

Para saber mais sobre o tema e ouvir a conversa completa, ouça o novo episódio do Dadocracia “Eleições: desafios da justiça e das redes sociais”, já disponível para escuta nas principais plataformas de áudio. Ouça agora!

O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente. A produção é de Alicia Lobato e Pedro Henrique Santos. A edição de som é da Vega Films. 

E se quiser entrar em contato com a gente ou enviar um recado, pode enviar sua mensagem para o [email protected]

Veja também

Veja Também