| Como construir uma identidade digital conjunta e inclusiva? Lançando as bases para uma ID cidadã |
Como construir uma identidade digital conjunta e inclusiva? Lançando as bases para uma ID cidadã
por Eduarda Costa
Você sabe o que é uma identidade? É a certidão de nascimento de uma pessoa, o seu histórico escolar, a sua carteirinha de sócio torcedor de um time de futebol? E quando tudo isso vai para o digital? Aqui estamos falando do seu histórico de buscas na internet, suas redes sociais, senhas para acessar aplicativo de banco e muitas outras credenciais.
Os conceitos e palavras-chave em torno de uma identidade digital são bastantes complexos e difíceis de definir. Apesar disso, com a digitalização e o desenvolvimento de uma infraestrutura pública digital no Brasil, esses temas estão na agenda do dia de qualquer um de nós.
A validação de identidade permite que as pessoas acessem produtos e serviços destinados a elas. É o caso de uma pessoa receber benefícios sociais por preencher requisitos determinados por uma política pública e acessar a sua própria conta bancária por saber sua senha.
A definição de parâmetros em uma identidade importa para qualquer pessoa, empresa ou organização. Ao mesmo tempo, o processo de validação pode ser falho, gerar exclusão e prejudicar todo ecossistema que depende dessa checagem. Isso porque, quando inserido em um contexto de infraestrutura pública digital, o sistema de identificação passa a ser reconhecido e aplicado em escala por aquela comunidade, passando a ser passível de utilização também por novos atores.
Por isso, é fundamental que a comunidade conheça e aplique os conceitos que estão ao redor de uma ID digital. Assim será possível ampliar o debate para a construção conjunta de uma solução de identidade digital.
O debate público importa quando o objetivo é estabelecer os fundamentos e criar sistemas que sejam universais em uma comunidade, como é o caso das aplicações de infraestrutura pública digital.
Mas você sabe quais são as aplicações de uma infraestrutura pública digital? Quais as funções de uma ID enquanto aplicação dessa infraestrutura? Por que a interoperabilidade importa na construção de soluções de identidade? Qual é o horizonte de um sistema de identidade digital?
É por meio desses questionamentos que será possível avançar no debate sobre identidade digital enquanto uma das aplicações da Infraestrutura Pública Digital. Para a Data Privacy Brasil, um dos pilares da construção de uma ID digital brasileira é justamente a participação de todos os agentes impactados, já que só assim conseguiremos garantir que essa ID esteja de acordo com os direitos fundamentais.
Pensando nisso, a Data Privacy Brasil desenvolveu uma série de conteúdos para dar as bases e as ferramentas necessárias a todos os interessados no assunto. Com isso, conseguiremos discutir, enquanto comunidade, o que queremos com uma identidade digital e como podemos chegar lá.
Ficou interessado? Confira abaixo os matérias disponíveis, faça o download gratuitamente e compartilhe! Inscreva-se também em nossa lista de interesse para receber os principais andamentos, lançamentos e indicações no desenvolvimento de infraestruturas públicas digitais.
- Infraestrutura Pública Digital –PDF e PNG
- Funções da Id –PDF e PNG
- Id Digital –PDF e PNG
- Interoperabilidade na Id Digital –PDF e PNG
- Blockchain – PDF e PNG
- Estrutura de blockchain na Id –PDF e PNG
- Estrutura descentralizada na Id Digital –PDF e PNG
- Próximos passos para uma ID Digital justa –PDF e PNG
DataPrivacyBr Research | Content under licensing CC BY-SA 4.0