Descrição

A regulação dos sistemas e softwares que utilizam Inteligência Artificial (IA) tornou-se agenda central nas democracias em razão dos potenciais danos que tais sistemas podem produzir ao exercício de direitos fundamentais.

No Brasil, a disputa pela regulação da IA é marcada por uma desigualdade de forças, evidenciando a necessidade de ampliar as discussões sobre o tema em áreas como direito do trabalho, sustentabilidade, proteção das crianças, violência de gênero, integridade informacional e avanço da ciência. Para enfrentar esse desafio, desenvolvemos uma estratégia baseada em três pilares principais: conscientização de entidades civis, criação de uma frente ampla civil e promoção de uma agenda positiva sobre regulação de IA.

Partindo desses pilares, temos como enfoque três níveis institucionais: a concretização da Estratégia Brasileira de IA, a formulação de uma lei federal pelo Congresso Nacional e a assinatura de tratados e normas internacionais sobre o assunto pelo Brasil.

Trabalhamos para criar um cenário em que a Inteligência Artificial seja regulamentada de maneira justa e inclusiva, promovendo uma sociedade mais equitativa e informada. Através da campanha “IA com Direitos”, buscamos engajar a sociedade civil, influenciar políticas públicas e garantir que a IA no Brasil respeite e promova os direitos de todos os cidadãos.

Biblioteca Filtro

Nenhum Resultado